Nível: mestrado

Carga horária: 30 horas

Ementa: Parte do princípio de direcionar o aluno da pós-graduação a analisar, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino-aprendizagem. Realização de estágio prático caracterizado pelo acompanhamento do docente nas disciplinas de graduação com o intuito de desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) no preparo de planos de ensino, organização e operacionalização de disciplina do ensino superior.

 

Bibliografia:

  1. GIL, A.C. Didática do ensino superior. 2ª edição. Rio de Janeiro: Atlas 2018.
  2. FREIRE, R.A. Didática do ensino superior o processo de ensino aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
  3. SANT’ANNA, I.M.; MENEGOLLA, M. Didática: aprender a ensinar. 9ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
  4. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 1ª Ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.
  5. PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
  6. PARRY, R.H.; BROWN, K. Teaching and learning communication skills in physiotherapy: What is done and how should it be done? Physiotherapy. 2009;95:294-301. Artigos recentes de interesse das disciplinas de graduação.