Nível: mestrado

Carga horária: 60 horas

Ementa: Parte dos referenciais teóricos, conceituais e políticos que norteiam a aplicação de tecnologia assistiva para defini-la e classificá-la, proporcionando ao estudante de pós-graduação mapear referências normativas e a identificar os tipos de produtos assistivos disponíveis aos usuários. Apresenta o catálogo de produtos assistivos brasileiros e discute seu uso nas diferentes áreas e nos diferentes contextos funcionais. Inclui a discussão de produtos assistivos ainda não disponíveis para uso no Brasil, bem como os requisitos necessários para a pesquisa e desenvolvimento de projetos no contexto da tecnologia assistiva, exercitando a busca de requisitos e ideias para desenvolvimento de patentes e transferência aos setores interessados.

 

Bibliografia:

  1. ALVES, A. C. J. Avaliação de tecnologia assistiva predisposição ao uso: ATD PA Br: versão brasileira / Ana Cristina de Jesus Alves. – Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2017. 34 p.
  2. ALVES, ANA CRISTINA DE JESUS; MATSUKURA, THELMA SIMÕES. Modelos teóricos para indicação e implementação de tecnologia assistiva. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 24, n. 3, p. 591-599, 2016. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO1078 - Brasil. Subsecretaria
  3. Cicilia Raquel Maia. II. Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury. Novas tecnologias aplicadas à saúde: integração de áreas transformando a Saúde. 4. Processos interdisciplinares. I. Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. RN, EDUERN, 2017.
  4. COMENTÃRIOS ao Estatuto da Pessoa com Deficiência Lei n. 13.146/2015. São Paulo Saraiva 2019 1 recurso online ISBN 9788553612109.
  5. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Priority Assistive Products List, 2016. In: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/207694/WHO_EMP_PHI_2016.01_eng.pdf
  6. WORLD HEALTH ORGANIZATION AND THE UNITED NATIONS CHILDREN’S FUND (UNICEF). Global report on assistive technology. Geneva: 2022. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.