Nível: mestrado

Carga horária: 60 horas

Ementa: Disciplina que fornece subsídios para a compreensão da escrita científica e da produção técnico-científica relacionada às ciências da reabilitação (artigo e dissertação). A disciplina propiciará o desenvolvimento de competências relativas à exposição, argumentação e discussão de trabalhos científicos. Desenvolve tópicos de análise e discussão dos projetos individuais de pesquisa, com o intuito de valorizar a leitura crítica e embasar o processo de estruturação das dissertações. A disciplina abordará tópicos de discussão relacionados à estruturação, redação e publicação em periódicos nacionais e internacionais, bem como a compreensão do fator de impacto, fator H, JCR, SJR, sistema qualis da CAPES e escalas de análise da qualidade das publicações (Lista Delphi, Escala PEDRo, STROBE, dentre outras).

 

Bibliografia:

 

  1. Successful Scientific Writing - A Step-by-Step Guide for the Biological and Medical Sciences - 4th edition, Janice R. Matthews, Scientific Editing Services, Robert W. Matthews, University of Georgia 
  2. Katz MJ. From Research to manuscript. Springer.2nd ed. 2009 
  3. Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2011. 383 p 
  4. How to Write and Publish a Scientific Paper: Seventh Edition Robert A. Day and Barbara Gastel, Frontmatter - https://assets.cambridge.org/97811076/70747/frontmatter/9781107670747_frontmatter.pdf 
  5. International Committee of Medical Journal Editors. Disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/manuscript-preparation/preparing-for-submission.html 
  6. Steps to Getting Your Manuscript Published in a High-Quality Medical Journal. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1245/s10434-017-6320-6 
  7. Graduate School Scientific Writing Resource. Disponível em: https://sites.duke.edu/scientificwriting/revising-your-manuscript-in-7-steps/