Nível: mestrado

Carga horária: 60 horas

Ementa: Estuda os efeitos das restrições intrínsecas e extrínsecas no desempenho motor e da comunicação infantil e suas repercussões para a reabilitação. Investiga métodos e escalas de avaliação do desenvolvimento infantil, com ênfase na análise das escalas infantis validadas. Analisa os efeitos do treino no comportamento infantil.

 

Bibliografia:

  1. Bollela VR, Senger MH, Tourinho FSV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3):293-300. http://revista.fmrp.usp.br/
  2. Pablo Antonio Maia de Farias, et al. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014
  3. Organização Mundial de Saúde (OMS). CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: EDUSP;. In: http://www.periciamedicadf.com.br/cif2/cif_portugues.pdf
  4. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm#:~:text=Art.,sua%20inclus%C3%A3o%20social%20e%20cidadania.
  5. ALVES, A. C. J. Avaliação de Tecnologia Assistiva Predisposição ao Uso - ATD PA Br - versão brasileira. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1. ed., 2017.
  6. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas;. Tecnologia assistiva. Brasília : Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2009. 138 p.
  7. TUDELLA, E.; TOLEDO, A.M.; LIMA-ALVAREZ, C.D. Intervenção Precoce: Evidências para a Prática Clínica em Lactentes de Risco. Editora Appris. Porto Alegre. 2019
  8. Marjorie, SHUMWAY-COOK, Anne; W. Controle Motor: Teoria e Aplicações Práticas. Editora Manole, 2010. [Minha Biblioteca]
  9. ULRICH, B.D. Opportunities for early intervention based on theory basic neuroscience and clinical science. Physical Therapy, v. 90, p.1868-1880, 2010.
  10. MIJNA HADDERS-ALGRA (2011). Challenges and limitations in early intervention. Developmental Medicine & Child Neurology 2011, 53 (Suppl. 4): 52–55.DE
  11. Cornill H. Blauw-Hospers, Tineke Dirks, Lily J. Hulshof, Arend F. Bos,
    Mijna Hadders-Algra. Pediatric Physical Therapy in Infancy: From Nightmare to Dream? A Two-Arm Randomized Trial. Physical Therapy, v.9, n.9, 2011
  12. Spittle A, Orton J, Anderson PJ, Boyd R, Doyle LW. Early developmental intervention programmes provided post hospital discharge to prevent motor and cognitive impairment in preterm infants. Cochrane Database of Systematic Reviews 2015, Issue 11. Art. No.: CD005495. DOI: 10.1002/14651858.CD005495.pub4
  13. CATHERINE MORGAN, JOHANNA DARRAH, ANDREW M GORDON, REGINA HARBOURNE, ALICIA SPITTLE, ROBERT JOHNSON, LINDA FETTERS. Effectiveness of motor interventions in infants with cerebral palsy: a systematic review. Developmental Medicine Child Neurology, 2016.
  14. Thamires Francelino Mendonça de Melo , Rodrigo Luiz Carregaro , Wildo Navegantes de AraújoI , Everton Nunes da SilvaI , Aline Martins de Toledo. Custos diretos da prematuridade e fatores associados ao nascimento e condições maternas. Rev Saude Publica. 2022;56
  15. Silva, E.N; Silva, M.T; Pereira, M.G. Identificação, mensauração e valoração de custos em saúde. Epidemiologia e Ser. Saude, 2016
  16. Ministerio da saude. Diretrrizes metodologicas: Diretriz de Avaliação economica. 2016.
  17. Health Organization. Priority Assistive Products List, 2016. In: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/207694/WHO_EMP_PHI_2016.01_eng.pdf
  18. World Health Organization and the United Nations Children’s Fund (UNICEF). Global report on assistive technology. Geneva: 2022. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.