Crianças com risco e/ou atraso no desenvolvimento motor tem menores oportunidades para aprender, brincar e participar em atividades típicas da infância. Dessa forma, é de extrema importância clínica entender as práticas e percepção dos envolvidos nesse processo, os fatores que influenciam o desenvolvimento, e desenvolver e testar estratégias para estas crianças, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento global destas. O objetivo deste projeto é identificar fatores envolvidos no desenvolvimento; e desenvolver e testar intervenções e tecnologias, com foco centrado no usuário e família, para otimizar função, a atividade e a participação de crianças com risco e/ou atraso motor. Para tanto serão consideradas crianças entre 0-12 anos de idade, com desenvolvimento típico e com atraso e/ou risco para atraso no desenvolvimento motor. Para identificar e avaliar mudanças na função, a atividade, participação e fatores ambientais, instrumentos padronizados de avaliação serão utilizados: Alberta Infant Motor Scale (AIMS), Bayley Scales of Infant and Toddler Development, 4th Ed (Bayley-IV), Developmental Assessment of Young Children (DAYC-2), Goal Attainment Scaling (GAS), Gross Motor Function Measure (GMFM), Means-End Problem Solving Assessment Tool (MEPSAT), Pediatric Evaluation of Disability Inventory Computer Adaptive Test (PEDI-CAT), Young Children's Participation and Environment Measure (YC-PEM). Além disso, o software Datavyu para codificar comportamentos motores a partir de vídeo e sensores para identificar nível de atividade e localização serão utilizados. Para identificar fatores envolvidos no desenvolvimento, serão coletadas informações como sexo, condição de saúde, educação, nível educacional, nível socioeconômico, e aplicados questionários como Affordances in the Home Environment Scale (AHEMD), Dimensions of Mastery Questionnaire (DMQ- 18), Caregiver Priorities & Child Health Index of Life with Disabilities, Measure of Processes of Care (MPOC) e entrevistas para identificar as práticas, necessidades e percepções das crianças e suas famílias. As intervenções e tecnologias desenvolvidas terão foco centrado no usuário e família/ cuidadores, como objetivo de otimizar a funcionalidade, atividade e participação de crianças com riso e/ou atraso motor.