A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença degenerativa progressiva que afeta primariamente músculos esqueléticos, evoluindo com perda progressiva da musculatura, aumento do tecido conjuntivo fibroso intersticial e substituição das fibras musculares por tecido adiposo pela ausência da distrofina.Na ausência dedistrofina, ocorre influxo exacerbado de íons cálcio, hipercontração miofibrilar, ativação de proteases endógenas e necrose da fibra muscular. O acúmulo intracelular de íons cálcio conduz a uma captação anormal deste pela mitocôndria, resultando em uma produção elevada de espécies reativas de oxigênio (EROs). O estresse oxidativo ainda é capaz de aumentar a atividade do sistema ubiquitina-proteassoma, o qual promove a degradação de proteínas musculares e podeinterferir no processo de diferenciação do músculo esquelético, o qual é requerido para o reparo do tecido lesado. Foi demonstrado in vitro que a diferenciação celular no mdx ocorre precocemente em comparação ao controle, sendo observado um declínio precoce na expressão de MyoD e um aumento proporcional também maiscedo na expressão da miogenina.O microambiente hostil do músculo distrófico com grande quantidade de moléculas oxidantes pode comprometer o reparo efetivo da fibra muscular.Assim, o presente projeto tem por objetivos avaliar o potencial antioxidante doresveratrol em fibras musculares em cultura secundária de células C2C12 e analisar a cinética dos fatores regulatórios miogênicos, da utrofina e do conteúdo de miosina de cadeia pesada do tipo rápida e lenta em cultura primária de células musculares de camundongos mdx na presença de resveratrol (in vitro).Serão realizadas culturas primárias de células musculares dos camundongos C57BL/10 (controle) e mdxcom 28 de dias de vida e culturas secundárias com cepas de C2C12. As células musculares serão tratadascom resveratrol(na dose de 6,25 μM) e destinadas às análises histoquímicase de expressão gênica. Os resultados serão analisados à luz da estatística analítica e descritiva.Estudar a cinética dos fatores regulatórios miogênicos em culturas de músculos distróficos é relevante, pois pode abrir novas perspectivas de tratamento farmacológico para atenuar a doença com baixo custo, além do potencial para otimizar a eficiência das terapias celulares que usam o transplante de mioblastos.

Palavras-chave: Célula muscular, Resveratrol, Fatores regulatórios miogênicos, Mdx, Célula satélite.